Dica de Livro: ‘Desafio: Fazer Acontecer’

Opinião do blogueiro:

A primeira vez que li Desafio: Fazer Acontecer foi em 2003. Naquele ano vivi uma fase importante da minha carreira. Importante e de transição. Este ano fiz uma nova leitura, mais crítica, minuciosa e demorada. Fiquei muito feliz por ter constatado que, ao longo dos últimos anos, consegui colocar em prática – como executivo e consultor de empresas – a disciplina da execução em meus projetos. Aprendi ao lê-lo que, uma vez que as pessoas certas estejam nos lugares corretos e a estratégia seja implementada através de um processo operacional eficaz, os resultados tendem a acontecer gradual e sistematicamente. Na prática, constatei que não ter as pessoas certas nos lugares corretos é o que mais contribui para a não realização dos resultados esperados. Este livro me ensinou muito sobre ‘acabativa’, já que de iniciativas e teorias o mundo corporativo está cheio. Faço minhas as palavras de Ralph S. Larsen, ex-presidente do conselho e ex-CEO da Johnson & Johnson: ‘Os planos mais bem elaborados do mundo não valem o papel no qual foram escritos se você não conseguir realizar nada. E é sobre isso que fala este livro. Desafio: Fazer Acontecer é bem escrito e dá conselhos práticos e sensatos sobre como cumprir metas e fazer as coisas acontecerem. Vale a pena ler’.

Excelente livro. Recomendadíssimo!

Resenha:

“Liderança sem disciplina de execução é incompleta e ineficaz”. É a partir desse conceito que os autores Larry Bossidy e Ram Charan mostram que executar não é apenas algo que se consegue ou não se consegue fazer.

Completamente voltado para a execução, o livro quer chamar a atenção do líder da empresa para as mudanças de comportamento e técnicas que as empresas precisam dominar para ter vantagem competitiva.

Mas, o que é executar? “Executar é uma forma sistemática de expor a realidade e agir sobre ela”. Segundo os autores, a capacidade de executar ajudará o líder da empresa a escolher uma estratégia mais consistente. Os líderes em uma cultura de execução elaboram estratégias que são mais roteiros do que fórmulas rígidas e, dessa forma, suas estratégias são elaboradas para serem implementadas. As empresas voltadas para a execução mudam mais rápido do que as outras porque estão mais próximas da situação.

Desafio: Fazer Acontecer mostra que a essência do funcionamento de um negócio é como são interligados os seus três processos fundamentais: de pessoal, de estratégia e de operações.

Autores: Larry Bossidy e Ram Charan / Editora Negócio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s